Dicas de verão
Vívian Flores da Cunha
DermatologistaO verão é a estação mais esperada do ano. Momento de reunir a família, conhecer belos lugares, aproveitar as praias e piscinas. O horário de verão convida as pessoas a ficarem mais tempo expostas ao sol. A busca pelo bronzeado pode causar graves males à saúde.
Para evitar que o sol forte deixe seqüelas indesejáveis, alerto sobre a importância do protetor solar. Os raios mais perigosos são o UVA , que provocam envelhecimento precoce e os UVB, que causam câncer de pele. O perío de de maior incidência dos raios ultra violeta sobre a terra é das 10 às 17h.
Ao contrário do que a maioria pensa, em dias frios e nublados, os raios ultra violeta também põem em risco a pele dos banhistas. A areia e a água salgada refletem os raios solares e potencializam seus efeitos.
“Pele bronzeada não é sinal de saúde. É motivo de preocupação”. Se a pele ficou bronzeada, é porque passou dos limites ou não fez uso adequado do protetor solar.
Na hora de comprar o protetor solar, siga as orientações do seu dermatologista. Cada tipo de pele requer um produto específico. Para pessoas de pele bem clara, recomenda-se protetor solar em torno de FPS 45. Já as pessoas de pele negra, FPS 30. O filtro deve ser aplicado 30-45 antes da exposição ao sol e reaplicada a cada 90 minutos.
Raios UVA : causam envelhecimento precoce da pele.
Raios UVB: causam vermelhidão, queimaduras e câncer de pele.
No verão, a exposição prolongada ao sol pode causar outras doenças, como: micoses e herpes labial.
Portanto, cuidem-se no verão!!!!
Procure um dermatologista.
Procure um dermatologista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário