Saúde vocal
Fabiana P. de Melo
Fonoaudióloga
Profissionais que utilizam sua voz como instrumento de trabalho (atores, cantores, professores, operadores de telemarketing, vendedores, entre outros) geralmente tem o comportamento vocal inadequado, o que pode causar esforço e pode gerar uma lesão na laringe. As lesões mais frequentes são os nódulos, pólipos, edemas e fendas. A identificação dos abusos vocais é o primeiro passo da intervenção fonoaudiológica, seguido da eliminação ou atenuação desses abusos e modificação dos padrões de emissão vocal. Assim, o paciente adquire um novo comportamento vocal, sem esforço.
Como evitar o abuso vocal:
Hidratação - Beba água (pelo menos 8 copos ao dia) regularmente, em temperatura ambiente, em pequenos goles. A água hidrata as pregas vocais.
Alimentação - Mantenha uma alimentação saudável e regular. Evite achocolatados e derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes aumentam a secreção do trato vocal. Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras. Evite café, bebidas gasosas e cigarro, pois eles irritam a laringe e, além disso, o cigarro aumenta consideravelmente a chance de câncer de laringe e pulmão.
A prevenção vocal depende da conscientização de cada um.
Procure um fonoaudiólogo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário